Analisar como Etzioni e Herzberg abordam as técnicas participativas e o equilíbrio das relações no universo organizacional.
Módulo: Módulo 3
Atividade: tarefa individual 2
Título: Analisar como Etzioni e Herzberg abordam as técnicas participativas e o equilíbrio das relações no universo organizacional.
Aluno:
Disciplina: Introdução à administração
Turma:95
Discurso da cooperação, do consenso, da integração e da participação como forma de se atingir o equilíbrio das relações no universo organizacional
Etzioni extraiu um senso comum entre as escolas Clássicas e de Relações Humanas, o fato de que uma organização satisfatória seria, também, mais eficiente.
Herzberg dividiu motivação em dois fatores, onde um estaria ligado à própria tarefa desenvolvida pelo indivíduo e o outro ligado a fatores ambientais da própria organização, a eles deu, respectivamente, os nomes de fatores motivacionais (intrínseco) e fatores higiênicos (extrínseco).
A validade de tal discurso para dissimular a dominação existente nas organizações
Estando ligada apenas a fatores motivacionais, nenhuma dessas teorias questiona a hierarquia dentro da organização.
As relações existentes entre o discurso e os objetivos desses estudiosos
Identificar e atender às necessidades íntimas do indivíduo para mantê-lo motivado a produzir.
Conclusão
Buscar o equilíbrio entre organização e indivíduo para que mantenha a necessidade principal da organização, o lucro.
Referências bibliográficas
Textos: Escola das relações humanas; Entendendo a teoria dos dois fatores de Herzberg; o texto Abordagem estruturalista e Max Weber e Amitai Etzioni - O estruturalismo e a burocracia.
*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.