Analisa E Discute As Caracter Sticas Do Crescimento Urbano Brasileiro Tendo Como Focoosprocessos Sociais Econ Micos E Territoriais
578 palavras
3 páginas
Resenha crítica: A urbanização Brasileira (Milton Santos)As cidades ao adquirir um maior grau de complexidade com o passar dos anos não podem mais ser explicada pelos sistemas clássicos. Elas geram várias questões problemáticas tais como: a sobrevivência da maioria dos brasileiros na cidade; a distribuição das pessoas segundo as classes sociais e os níveis de renda; habitação, mobilidade, educação, saúde, lazer e seguridade social. A definição dos lugares sociais na cidade, o centro, a periferia, a deterioração crescente das condições de exigências. Leva a pensar em até que ponto seria provido às necessidades básicas da população em detrimento a uma boa qualidade de vida nas cidades neste contexto da urbanização brasileira.
A cidade não está preparada para o grande aumento de pessoas que se mudaram das áreas rurais para a cidade. Com o acumulo crescente de habitantes ela se torna um perigo com grandes áreas de risco, com altos índices de miséria, desigualdades desemprego violência e outros problemas, principalmente nas metrópoles. Há um crescimento descontrolado e sem planejamento, prejudicando seriamente a qualidade de vida dos moradores a não ter acessos a empregos, saúde, educação, habitação e lazer. O grande responsável por todas essas causas que vem provenientes de carências se faz responsáveis os órgãos de poder público e os próprios proprietários.
Quanto mais uma região produz, mas ela vai se desenvolve, pois criará um maior número de necessidades. Com a intensificação da urbanização, vários espaços começam a ser criados, isso vai acontecendo de uma forma que vai subdividindo setores e separando os moradores, dividindo entre os bairros de classes baixa, média e alta.
Com o crescimento da população e a falta de planejamento das cidades ocorre um grave problema: a segregação, tanto espacial, como social. A primeira está relacionada à valorização excessiva dos imóveis que dispõem dos serviços básicos. A segunda diz respeito a dificuldade de alguns