Analfabetismo Funcional A Dificuldade No Exerc Cio Da Escrita
O processo que leva uma pessoa a ser um analfabeto funcional ainda é um tanto ou quanto desconhecido. Alguns pesquisadores da área de educação pensam que o problema reside na qualidade do processo de alfabetização, ou da má utilização dos novos métodos de alfabetização. A falta de conhecimento profundo desses métodos por parte do professor acaba gerando uma implementação apenas superficial do ensino da linguagem.
Por outro lado, alguns argumentam que a distância cada vez mais acentuada entre língua escrita e falada no Brasil teria acabado por provocar a necessidade de um duplo trabalho para o aluno alfabetizado: ler e escrever em português como se estivesse traduzindo uma língua estrangeira para a sua língua nativa, aquela na qual pensa e se comunica verbalmente. Nesse caso o alfabetizador só teria sucesso na superação do analfabetismo funcional ao abordar o Português com um método de ensino para línguas estrangeiras.
Segundo pesquisadores, o analfabetismo funcional é o grande desafio do Brasil no início do século XXI. Eles identificaram o problema do analfabetismo funcional mesmo entre os alunos que almejam cargos públicos de nível superior e resolveu atuar sobre o problema. Os pesquisadores em educação estão trabalhando sobre esse assunto tão importante, mas a população também precisa dar importância a este problema, pois sem vontade política e demanda social não há como superar o problema do analfabetismo funcional.
O analfabetismo funcional é causado pela má qualidade da educação do ensino fundamental e médio; pela educação em casa, onde os pais fazem parte desse