Anal Tica Adler Resenha 1
Livro: Teorias da Personalidade. James Fadiman e Robert Frager, 1988. Editora Harbra – São Paulo. Capítulo 3.
Aluna: Julia Mezarobba Caetano Ferreira, 4º período noturno – turma A.
Resumo
O capítulo 3 do livro Teorias da Personalidade nos apresenta, de maneira didática, os conceitos da Psicologia Individual de Alfred Adler. Tal abordagem considera o sujeito como uma totalidade integrada dentro de um sistema social. Para desenvolver essa forma de Psicologia Adler se ocupou em estudar Darwin e sua teoria da seleção natural; Freud, de quem foi discípulo por aproximadamente dez (10) anos; Nietzsche, a fim de desenvolver sua teoria sobre os instintos agressivos; Hans Vaihinger, filósofo importante em sua filosofia de “como se”; e Jan Smuts, que norteou o holismo Adleriano.
Adler ainda discorreu de temas como a inferioridade e a compensação; a luta pela superioridade; o objetivo de vida e sua finalidade para um indivíduo, bem como os estilos de vida; o esquema de apercepção, que diz respeito a concepção de um sujeito sobre si e sobre o mundo; o poder criador do self; a sensibilidade social, também descrita como senso de solidariedade humana; e sobre cooperação. O autor ainda estuda, ao longo de sua vida, os aspectos que propiciam crescimento psicológico e as tarefas de vida que contemplam os seres humanos.
Principais Ideias
Senso de sociabilidade.
Holismo: O sistema não pode ser explicado por suas partes.
Objetivos de vida (subjetivos – dependem do sujeito) e expectativas têm mais influências no comportamento do sujeito do que suas experiências passadas.
Luta pela superioridade: baseado no Darwinismo – a adaptação ao meio ambiente é fundamental para a vida humana. Depende da vontade do sujeito.
Obstáculos ao crescimento: Derivam das vivências na infância. São eles: - inferioridade orgânica: pode ser um estímulo para que o indivíduo vença na vida. Não implica necessariamente em fracasso. Refuta o darwinismo social; -