Ana Paula Balanco Social
Prof. Edson Degraf1
O balanço social é uma demonstração que pode ser publicada anualmente pelas empresas, e que reúne uma série de informações sobre sua atuação social, como por exemplo: os projetos, os benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É uma ferramenta que avalia e multiplica a evidenciação da responsabilidade social das empresas.
No balanço social, a empresa evidencia o que faz por seus funcionários, dependentes, colaboradores e comunidade, evidenciando de forma transparente as atividades que melhoram a qualidade de vida. A função principal é tornar pública a responsabilidade social, e dessa forma, construir as ligações entre a sociedade, meio ambiente e empresa.
O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.
O surgimento do Balanço Social se deu nos anos 60, nos EUA e na
Europa, com o repúdio da população à guerra do Vietnã, e deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais.
No Brasil, iniciou-se na década de 70 as movimentações entre as empresas, mas somente nos anos 80 é que algumas empresas iniciaram a divulgação das evidências do Balanço Social. Já na década de 90, mais empresas iniciaram essa apresentação.
O Balanço Social da Nitrofértil, empresa estatal situada na Bahia, que foi realizado em 1984, é considerado o primeiro documento brasileiro do gênero,
1
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná
(FESP), especialização em Administração Financeira pela Fundação de Estudos Sociais do
Paraná (FESP). Tem experiência profissional na área financeira e de contabilidade, atuando como Gerente Administrativo em