An Lise Quantitativa Do Risco
O processo de análise quantitativa de risco tem como objetivo analisar numericamente a probabilidade de cada risco e de sua respectiva consequência nos objetivos do projeto, assim como a extensão do risco geral do projeto. Este processo usa técnicas tais como a simulação de Monte Carlo e análise de decisão para:
Determinar a probabilidade de se conquistar um objetivo específico do projeto.
Quantificar a exposição do risco para o projeto, e determinar o tamanho da reserva contingência do custo e cronograma que pode ser necessária. Identificar riscos que requerem maior atenção, quantificando sua contribuição relativa ao risco do projeto.
Identificar custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável. Análise quantitativa de risco geralmente segue a análise qualitativa de risco. Ela requer a identificação de risco. Os processos de análise quantitativa e qualitativa de risco podem ser usados separadamente ou juntos. Considerações com relação a disponibilidade de tempo e orçamento e a necessidade para declarações qualitativas ou quantitativas sobre risco e impactos determinarão que método(s) usar. Tendências nos resultados quando a análise quantitativa é repetida pode indicar a necessidade de mais ou menos ação de gerenciamento de risco.
1 Entrevistar. Técnicas para entrevistar são usadas para quantificar a probabilidade e consequências dos riscos nos objetivos do projeto. Uma entrevista sobre risco com os as partes envolvidas do projeto e especialistas no assunto pode ser o primeiro passo na quantificação dos riscos. A informação necessária depende do tipo de distribuições da probabilidade que será usado. Por exemplo, a informação seria encontrada nos cenários otimista (baixo), pessimista (alto), e os mais prováveis se distribuições triangulares forem usadas, ou no desvio médio e padrão para as distribuições normal e log normal. Distribuições de probabilidade contínua são usualmente usadas na análise quantitativa