An Lise Econ Mica Da Copa Da FIFA 2014 No RN Salvo Automaticamente

2627 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONOMICAS

THIAGO ALDENIR DE CARVALHO DANTAS PEREIRA

Análise econômica da Copa do Mundo FIFA 2014 no RN

Natal – RN
2015
2 REFERENCIAL TEORICO:
O trabalho proposto tem como base uma pesquisa bibliográfica e documental, contendo informações relevantes sobre a Copa do Mundo de Futebol; e os conceitos básicos de desenvolvimento econômico, parceria público privado, bem como as relações entre o Estado e a sociedade civil.

2.1 A COPA DO MUNDO DE FUTBOL
2.1.1 Contexto Histórico
Os megaeventos esportivos tem sido uma ótima oportunidade para os países sedes atraírem investimentos e atenção internacional. Os benefícios podem surgir tanto na esfera econômica como social, os mais plausíveis são os investimentos de mobilidade urbana, segurança e saúde. Mas o que torna esses megaeventos tão atraentes é a promessa de um ótimo retorno econômico capaz de justificar todo esforço e gasto empregados para sediar tais eventos. A realização da copa do mundo FIFA 2014 no Brasil mostrou uma relevante oportunidade para alavancar os negócios nos estados que tiveram cidades como cede dos jogos, antes durante e após a realização do evento. Segundo MATIAS, 1994, P. 19; a Copa do Mundo se articula diretamente a concepção de um megaevento por se tratar de um “acontecimento de curta duração, com resultados permanentes por longo tempo nas cidades e/ou países que o sediam e está associado à criação de infraestrutura e comodidades para o evento”.

3 CORPO DO TRABALHO:
Análise econômica da Copa do Mundo FIFA 2014 no RN
O Brasil foi escolhido em 2007 para sediar a copa do mundo de 2014. Após esta definição, Natal juntamente com outras dezessete capitais brasileiras se mobilizou em busca de se tornar uma das dozes cidade-sedes da copa do mundo 2014. Em maio de 2007 a capital potiguar oficializou sua intenção em sediar os jogos da copa do mundo FIFA Brasil 2014, ao entregar o Caderno de

Relacionados

  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas