AN LISE DE UMA REALIDADE COMUNICADA EM M DIAS DISTINTAS
De acordo com Luhmann (1997) “aquilo que sabemos sobre nossa sociedade, ou mesmo sobre o mundo no qual vivemos, o sabemos pelos meios de comunicação”. É compreensível dizer que “[...] O meio difere da informação”. E que “É extremamente fácil entender isso quando comparamos jornais [...], tecnicamente semelhantes como meios, que informam diferentemente uns dos outros a fatos (informações) “iguais””. Vejamos:
Ao analisar como os sites R7 e G1 expõem uma mesma informação, é possível notar certas divergências quase tênues de cunho político-ideológico. O título da matéria em ambos os sites diz que o programa de governo de Marina Silva traz preocupações à Dilma.
O site R7 diz que: “A presidente, e candidata, não respondeu às perguntas dos jornalistas e disse que estava com pouco tempo porque queria ficar com o neto Gabriel, que estava na residência oficial. A presidente ainda afirmou que não foi eleita para desempregar ou reduzir a importância da indústria”.
Enquanto o G1: “Ao encerrar a entrevista, Dilma disse que passaria o resto do dia com o neto Gabriel, que viaja ainda nesta noite. Ao deixar o salão onde falou com a imprensa, Dilma se despediu e dirigiu-se a outro ambiente do Palácio da Alvorada, até que o neto correu em direção à imprensa e a presidente foi atrás dele”.
É possível notar que o R7 moldou a notícia para expor uma imagem negativa de Dilma. Ao dizer que ela não respondeu às perguntas que foram feitas pelos jornalistas porque estava com pouco tempo e queria ficar com seu neto, a impressão que fica é de que Dilma queria escapar da entrevista e usou o neto como desculpa.
O G1, por sua vez, molda a notícia para expor uma imagem positiva da candidata ao dizer que após o término da entrevista, ela disse que passaria o resto do dia com o neto. A impressão que fica é de que ela respondeu todas as perguntas que foram feitas, cumprindo com sua obrigação no papel de presidenciável, e que depois disso,