AN LISE DE RESULTADOS
Embora a empresa trabalhe dentro de política voltada para qualidade total dos seus processo, no primeiro semestre de 2013 houve registro de um alto volume de reclamações por atraso na entrega do serviço prestado, ou seja, entrega das estruturas metálicas montadas em canteiros de obras.
Definido em estudo preliminar que tais atrasos decorriam dos processos de expedição, recebimento, controle e estocagem de peças nos canteiros de obras, viuse a necessidade de realizar estudos a respeito dos mesmos, a fim de se determinar ações de melhorias que as eliminasse.
Para tanto, o estudo foi iniciado pelo
mapeamento dos referidos processos em análise.
4.1 Mapeamento do Processo de Expedição, Recebimento, Controle e estocagem de Materiais em Canteiros de Obras da Empresa em Estudo.
De acordo com a Figura 08, o processo de expedição, recebimento, controle e estocagem de materiais em canteiros se inicia com o recebimento das peças fabricadas pelo setor de expedição. Lá as peças são armazenadas em um estoque de armazenamento temporário. O operador da expedição confere os materiais recebidos e a lista de peças do projeto, enviada na fase inicial da fabricação das mesmas.
Ressalta-se que essa conferência se dá em dois níveis. No primeiro, fazse o comparativo entre o código TAG1 da peça constante na lista do projeto e o TAG gravado na peça. Este procedimento ocorre para que não haja envios equivocados para canteiro de obra.
O conferente verifica, então, se o número de peças está correto, assim como as especificações da mesma. Caso não estejam, elas retornam à fábrica para os devidos ajustes. Entretanto, se estiver tudo em conformidade, o conferente emite o romaneio da expedição, que é um documento onde constam os dados das peças que estão sendo enviadas.
1
Etiqueta que permite a classificação da informação baseada em palavra chave.
34
Figura 08 – Processo de Expedição, recebimento, controle e estocagem de peças em canteiros
INICIO
SIM
RECEBIMENTO