AN LISE DE INVESTIMENTOS AULA 1
Prof. Glauco
2015.1
Aula 1
CONCEITO DE INVESTIMENTO
Em nosso dia a dia estamos sempre em contato com diversas situações nas quais podemos tratar, de forma genérica, como investimento. É comum encontrarmos em jornais, internet, declarações dos nossos governantes, etc ... situações tais como:
- Comprar uma casa;
- Fazer depósito na Poupança;
- Adquirir dólares;
- Abrir uma Empresa;
- Cursar Administração; etc
Existem inúmeros outros exemplos que poderiam ser citados, o que só aumentaria a confusão geral em relação ao que é investir.
Sendo assim, o PLT nº 115 que utilizamos define
Investimento como sendo:
“Um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.”
Curiosidade
O Casamento
É
uma das formas mais antigas inventadas pela humanidade.
de
investimento
1º - Antiguidade até a Idade Moderna:
O casamento era determinado logo após o nascimento do filho ou da filha. O sentimento “Amor” entre os noivos, não era tido como importante, mas sim os bens envolvidos entre as famílias.
∪
+
2º - Idade Contemporânea:
Após a Revolução Francesa (1789), portanto há 226 anos o Casamento passou a ser considerado como
Romântico, pois a escolha do parceiro baseia-se no
Amor e na Afinidade entre os mesmos.
Tipos de Investimento
Públicos:- são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. O objetivo único são os retornos sociais, ou seja: a saúde dos cidadãos (hospitais; saneamento básico); uma boa educação (escolas básicas e superiores); segurança para todos (polícia). Normalmente são recursos provenientes de crédito a fundo perdido.
Privados:- são recurso disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. São esses investimentos que geram