An lise de importa o de bens manufaturados
Breno Henrique Duarte Figueiredo
(brenohdfigueiredo@gmail.com)
Prof. Me. Paulo Sérgio Martins
Prof. Dr.Gilson Lemos de Carvalho
Centro Universitário UNA
Coordenação de curso de Engenharia Mecânica
Resumo
Este artigo propõe analisar o processo de importação de bens manufaturados, desde o início até a chegada da mercadoria no cliente final, no Brasil. Apresenta-se, portanto, todas as variáveis desse processo e como controlá-las da melhor forma possível, de modo que elas não influenciem nas características do produto, tempo de chegada, e valores a serem pagos no processo como um todo.
Palavras-chaves: Importação; Bens manufaturados; Impostos; Transporte.
1. Introdução
O Brasil possui um volume bem expressivo de importação e é um dos países que mais importa no mundo. O processo de importação por sua vez, é bem complexo e apresenta alguns riscos. O país fechou o ano de 2013 entre as grandes economias que mais aumentaram as importações de produtos, segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio). O país aumentou em 7% as compras de produtos do exterior em relação ao ano de 2012, empatando com a China e os Emirados Árabes Unidos. O crescimento brasileiro só foi inferior ao de Hong Kong (alta de 12%). Desta forma o Brasil subiu para o 21º lugar na lista dos maiores países importadores. O avanço das importações ocorre num momento em que o país aumenta o uso de medidas de proteção, chamadas de medidas antidumping.
Estimar os custos de um processo de importação não é uma das tarefas mais simples de serem feitas, uma vez que existem diversas características e parâmetros que podem ser variados durante este processo, e a maioria deles não podem ser controlados pela empresa importadora dos bens.
Atualmente, as empresas que optam por importar produtos para consumo próprio ou para revender no mercado nacional, possuem um setor altamente especializado para reduzir cada vez mais os custos da importação. Deve-se observar também que