An Lise Custo X Volume X Lucro Parte 1
Período: 2015 1
ANÁLISE CUSTO – VOLUME - LUCRO
Os gestores classificam, frequentemente, os custos como fixos ou variáveis ao tomar decisões que afetam o volume de produção.
Os gestores desejam saber como tais decisões afetarão os custos e as receitas. Eles percebem que muitos fatores, além do volume de produção, afetarão os custos. Ainda assim, um ponto de partida útil em seu processo de decisão é especificar o relacionamento entre o volume de produção e os custos e as receitas. Os gestores das organizações com fins lucrativos geralmente estudam os efeitos do volume de produção nas receitas (vendas), despesas (custos) e no resultado (lucro). Esse estudo é, comumente, chamado de análise custo-volume-lucro (CVL). (Perceberam?).
Os gestores das organizações sem fins lucrativos também se beneficiam do estudo das relações CVL. Por quê? Nenhuma organização tem recursos ilimitados, e o conhecimento de como os custos flutuam em relação às mudanças de volume ajuda os gestores a entender como controlar os custos. Os administradores de hospitais sem fins lucrativos, por exemplo, estão constantemente preocupados com o comportamento dos custos em relação às flutuações no número de clientes.
Como fazer para aplicar a análise CVL?
Para aplicar a análise CVL, os gestores, habitualmente, recorrem a algumas suposições simplificadoras. A principal simplificação é classificar custos entre variáveis ou fixos com relação a uma única medida de volume da atividade de produção.
CENÁRIO CVL
Amy Winston, gestora de serviços de alimentação para a Middletown Community College (lembrem-se que estamos utilizando uma obra de edição norte - americana. Ver na Referência abaixo; logo, a realidade é de uma empresa norte - americana. Certo?) está tentando decidir se aluga uma linha de máquinas de vender lanches. Embora os itens individuais de lanche tenham