An lise biom trica de frutos de tapereba provenientes do Munic pio de Salvaterra Ilha do Maraj Par
260 palavras
2 páginas
ANÁLISE BIOMÉTRICA DE FRUTOS DE TAPEREBÁ PROVENIENTES DO MUNICÍPIODE SALVATERRA, ILHA DO MARAJÓ, PARÁ.
Lorena Gabrielle de Sousa; Talita Monteiro de Souza; Adjan George Francelino do
Nascimento; Wellyngton Figueiredo Gonçalves; Carmelita de Fátima Amaral Ribeiro.
Departamento de Tecnologia de Alimentos/CCNT
Universidade do Estado do Pará
68860-000, Salvaterra-PA jj_adjan@hotmail.com Resumo: O taperebá (Spondias mombim L) é muito apreciado na Ilha do Marajó e em todo o Estado do Pará. Em Salvaterra as frutas são encontradas nas propriedades agrícolas e em feiras sendo muito utilizado para refrescos e aperitivos assim como no processamento de sorvetes, licores, doces, entre outros. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização biométrica de frutos de taperebá proveniente de propriedades agrícolas, do município de Salvaterra, Pará, para estimar o potencial de polpa de taperebá na região. Os frutos (50 exemplares) foram coletados após desprenderem-se, naturalmente, da plantamãe e caracterizados com auxilio de paquímetro quanto aos seguintes aspectos: peso total, diâmetro longitudinal, diâmetro transversal, peso da polpa, peso da casca, peso da semente e rendimentos de polpa onde encontraram os valores médios de 7,89g, 2,84cm, 2,35cm,
1,78g, 1,73g, 2,94g, 22,56%, respectivamente. Foi obtida uma regressão linear não significativa entre o peso total e os diâmetros longitudinais e transversais e peso de polpa dos frutos com coeficiente de determinação (R2) igual a 0,32, 067 e 0,31, respectivamente.
Concluiu-se que houve pouca variação nas transformações biométricas dos frutos de taperebá estudados, entretanto, o rendimento de polpa foi considerado baixo em relação a outros frutos da região.
Palavras-chave: frutos; biometria; peso de fruto.