Trabalho em Grupo Ciencias Contabeis
Ciências Contábeis - SEI
Aluno(s):
Luiz Afonso Donizeti Dos Santos RA: 1502908
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
Professor: Flavio Celso Muller Martin
POLO
Águas de Lindóia – SP
2015
Questão
A Weg está focada claramente em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializa produtos para o mercado empresarial/industrial. Ou seja, os clientes da Weg são empresas e não pessoas físicas.
Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-to-consumer, como chocolates, absorventes higiênicos femininos e consoles de videogames.
Entretanto o texto sobre investimento na China cita “linha branca” e “lavadoras de roupa”.
Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando a atingir também negócios B2C?
É preciso que entendamos o conteúdo em que somos inseridos quando lemos o presente texto, pois somos apresentados a termos comumente utilizados no dia-a-dia dos grandes executivos, que representam empresas brasileiras espalhadas em todos os continentes. Termos esses como o B2B (business-to-business) e ainda B2C (business-to-consumer). Vamos elucidar de maneira breve o que significa tais colocações e como eles se apresentam na prática, e então iremos dissertar sobre a mudança ou não de estratégia da Weg em sua inserção no mercado chinês na venda de produtos da linha branca para consumidores finais.
Business-to-Business e Business-to-Consumer
São termos antigos no cenário empresarial; mas a denominação ganhou força com a chegada de e-commerce (comércio eletrônico), pois possibilitou a entrada de pequenos ou grandes investidores, que comercializam seus produtos, ou insumos, a diferentes agentes econômicos. E são usadas em várias frentes, inclusive nas campanhas de