Ampitude do Movimento
Técnica de exercícios utilizados para examinar a mobilidade e para o inicio do tratamento terapêutico. Promove movimento articular e muscular ao longo da amplitude total ou permitida.
- Amplitude Muscular
-Amplitude Articular
Excursão Funcional (Amplitude Muscular)
A distancia que o Músculo é capaz de se encurtar apos ter sido alongado ao máximo.
Insuficiência Ativa de um músculo- Ponto máximo do encurtamento muscular .
Insuficiência Passiva de um músculo-Ponto máximo de Alongamento de um muscular.
Objetivos dos exercícios de ADM: Manutenção da mobilidade articular e de tecidos moles de modo q minimizar a perda da flexibilidade dos tecidos e formação de contraturas. Regeneração dos tecidos. Regeneração.
Causas da redução da ADM: Doenças Sistêmicas, Doenças Musculares, Articulares: Neurológicas: Lesões traumáticas ou Cirúrgicas: Imobilização; Inatividade
Tipos de exercícios de ADM
ADM Passiva (ADMP): Movimento produzido inteiramente por força externa (Gravidade, Mecânica, do fisioterapeuta, ou do próprio paciente).
ADM Ativa (ADMA): Movimento produzido por contração ativa dos musculos que cruzam a articulação.
ADM Ativo-assistida (ADMA-A): Movimento ativo que necessita de força externa para completar o movimento.
ADM Passiva
Indicações: Inflamação aguda; Quando o paciente não for capaz de mover a segmento corporal; Coma, Paralisia; Durante o período de repouso; Usado durante a avaliação para determinar a mobilidade do paciente. Antes da técnica de alongamento passivo.
Objetivos: Diminuir as complicações da imobilização; Manter a mobilidade articular e do tecido conjuntivo; minimizar o efeito de formação de contraturas; Manter a elasticidade Muscular; Auxiliar a circulação; favorecer no processo de regeneração pós lesão ou cirúrgica; Manutenção da percepção de movimento pelo paciente.
ADM Ativa e Ativa-assistida
Indicações: Quando o paciente é capaz de