Amor
1 EXPLIQUE O CARÁTER IDEOLÓGICO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. PG 17
R: A ideologia acomete qualquer ciência, também as naturais, mas aqui de forma extrínseca, a saber no possível uso que se faz delas. Seu objeto não é ideológico em si. O objeto, porem, das ciências sociais e intrinsecamente ideológico, porque a ideologia esta alojada em seu interior, inevitavelmente. Faz parte intrínseca do objeto.
2 QUAL A DIFERENÇA ENTRE JUSTIFICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO? Pg 17
R: ARGUMENTAR; é fundamentar com o máximo de objetividade possível, tendo como padrão de comportamento cientifico a fidelidade aos fatos.
JUSTIFICAR; é defender uma posição, por mais que se use de artifícios científicos. A finalidade básica, embora geralmente escondida, é convencer, é influenciar, é envolver.
3 O QUE É METODOLOGIA? Pg 19
R: Metodologia é uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade da ciência é tratar a realidade teórica e praticamente. Para atingirmos tal finalidade, colocam-se vários caminhos. Disto trata a metodologia.
4 FACA A DISTINÇÃO ENTRE IDEOLOGIA EXTRÍNSECO E A TRENCICA. PG 18
R:
5 PORQUE É UM ERRO SUPERESTIMAR A METODOLOGIA PG 19
R Porque no sentido de cuidar mais dele, ...........
6 PEDRO DEMO AFIRMA QUE O QUE REALMENTE INTERESSA É A PESQUISA. EXPLIQUE? Pg 22
R:
7 O QUE É PESQUISA? PG 22
R: É a atividade cientifica pela qual descobrimos a realidade. Partimos do pressuposto de que a realidade não se desvenda na superfície. Não é o que apresenta á primeira vista. Ademais, nossos esquemas explicativos nunca esgotam a realidade, porque esta é mais exuberante que aquelas.
8 porque a pesquisa é um processo interminável? pg 23
R:
9 EXPLIQUE PORQUE É IMPORTANTE TER UMA BAGAGEM TEÓRICA PARA PRODUÇÃO CIENTIFICA. PG 24
R: Boa bagagem teórica significa, assim, não somente domínios das