Amor
A negociação e um tema recente, bastante amplo e de larga aplicação, que vem recendo atenção de muitos autores, vários são as necessidades, problemas as expectativas e as oportunidades que envolvem negociar, comprar vender, negociar serviços, contratos e despedir deste modo, descrevem-se estes conceitos nas tentativas de melhorar aspectos apensas um pouco que compõe a arte de negociar.
Nesse trabalho trataremos do termo negociação mostrando sobre alguns conceitos de negociação as variáveis básicas do processo de negociação as variáveis básicas do processo de negociação com tempo, poder, informação as habilidades do negociador, um breve relatório sobre os negociadores salariais suas principais características. Definição Para uma negociação
Negociação é o processo dinâmico de busca de um acordo mutuamente satisfatório para se resolver diferenças, onde cada parte obtenha um grau ótimo de satisfação. “Negociar é mútuo interesse e, se houver conflitos, adotarem padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais”.
A negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham idéias, informação e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é um processo que envolve o intercambio de propostas seguras e garantias, freqüentemente por escrito.
Para facilitar do entendimento do tema algumas palavras-chaves precisam ser entendidas em conjunto:
PROCESSO: encadeamento de tarefas da negociação no tempo, estabelecido em três etapas:
1. Planejamento, correspondente à fase de PRÉ-NEGOCIAÇÃO;
2. Execução, relativa à fase de NEGOCIAÇÃO (face-a-face ou diálogo ) e
3. Controle, que é a PÓS-NEGOCIAÇÃO.
Neste processo temos três vetores:
Partes: indivíduos ou grupos com objetivos
Interesses: objetivos que as partes têm em relação ao objeto.
Acordo: momento em que o confronta mento e as propostas evidenciam a maior otimização.
Toda negociação para que seja factível