Poluição marinha
Andrea Nara Peixer
Prof. Isolete Catarina Teixeira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (0019) – História do Brasil
05/05/2011
RESUMO
Com os avanços tecnológicos e uso sem medida dos recursos disponíveis, a natureza está dando sua resposta.
Este artigo apresenta como a atividade humana está prejudicando a vida marinha, mostrando os principais causadores da poluição e medidas que devem ser tomadas imediatamente para que se possa amenizar esse mal.
Palavras-chave: Poluição Marinha; Agentes Causadores; Soluções.
1 INTRODUÇÃO
O Planeta Terra tem mais de 70% do seu espaço ocupado por água, por muitas vezes pensamos que seus recursos aquáticos e sua capacidade de regeneração, são inesgotáveis. Utilizando esses recursos de maneira inapropriada, nos deparamos com mais um problema ambiental: a poluição marinha.
Num primeiro momento se abordará como se caracteriza a poluição marinha, para posteriormente apresentar os tipos de poluentes e as medidas para reduzir a poluição marinha.
2 O QUE É A POLUIÇÃO MARINHA?
A Terra possui 71% de sua superfície com água. Desses 71%, o mar é responsável por 97,2%. Dessa forma, é inegável que o mar representa uma parte fundamental da biosfera, sendo também, considerado fonte importante de recursos energéticos, alimentares e minerais, muitos deles renováveis.
A poluição marinha é caracterizada pela introdução de matéria e/ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas da água. Esse processo é promovido, principalmente, por fontes poluidoras localizadas nos continentes. A emissão de efluentes industrias e domésticos são os principais causadores desse tipo de poluição.
Diariamente, em várias partes do planeta, grandes quantidades de esgoto doméstico, industrial, agrotóxicos das atividades agrícolas, substâncias tóxicas das atividades mineradoras, resíduos sólidos, entre outros poluentes são lançados nos