Amor
Titulo
Amor: Benefícios e malefícios para os descentes do 3º ano do ensino médio na Escola Frei Policarpo.
Disciplina âncora/Professor orientador
João Batista
Tema Geral
Saúdes Na Escola
Macro Campo
Saúde do Aluno
Tema da Pesquisa
Afetividade
Pergunta Norteadora
Quais os benefícios e malefícios do amor a saúde?
Justificativa
Era um assunto no qual tínhamos interesse em nos aprofundar, pois sempre tivemos curiosidade e vontade em compartilhar com outros alunos.
Objetivos
Informar aos alunos dados mais específicos e comprovados cientificamente sobre o amor. Mostrar os benefícios do amor a saúde e também seus malefícios.
Referencial teórico:
A palavra amor e difícil de ser definida, pois cinco letras representam um sentimento infinito.
Existem vários tipos de amor: amor comum e aquele que sentimos pelos amigos, e pela família. Amor intenso e aquele que mexe mais conosco, quando somos correspondidos, ou não. O amor pode ser um aliado, estudos demonstram os benefícios do amor para a saúde do coração e pesquisas afirmam que amor e relacionamento estável diminuem riscos para o sistema cardiovascular em primeiro lugar, indivíduos que apresentam sentimentos positivos, como otimismo, sentimento de bem-estar e felicidade têm menor mortalidade e morbidade cardiovascular. Da mesma forma a depressão está fortemente relacionada com pior mortalidade e incidência de doenças cardiovasculares. Parece que estes indivíduos têm maior capacidade de aderir aos hábitos saudáveis. Mais também um vilão, pois quem nunca falou que estava de coração partido depois de terminar um relacionamento ou viver uma decepção amorosa? Mais do que trazer angústia, sofrer por amor pode fazer mal à sua saúde. Conhecida como Síndrome do Coração Partido, a doença afeta o sistema cardiovascular de pessoas que vivem um longo período de tristeza. Dor no peito e taquicardia ao pensar no ser amado são os principais sintomas que caracterizam o distúrbio.