amor
Qual a ideia central e os objetivos do texto?
O Texto tem como objetivo problematizar a atuação do psicólogo no desenvolver do cuidado no âmbito da assistência e da saúde. Buscando repensar o papel e o objetivo do cuidado, o escrito busca refletir sobre o caráter político do cuidado empregado, podendo esse ser problematizador ou regulador de comportamentos.
Discorra brevemente sobre o tema do texto. Quais os pontos principais (conceitos, abordagens, situações-problemas) trabalhados pelo autor?
Como recurso metodológico os autores fazem entrevistas abertas e observação participante com treze psicólogos de cinco territórios de diferentes, sendo três de Unidades Básicas de Saúde e dez de Centro de Referência de Assistência Social. Através das entrevistas foram percebidas pelos autores duas concepções diferentes de cuidados a serem emitidas pelos psicólogos. A maioria via o cuidado como uma forma de “intervenção especializada que objetiva ajudar ou melhorar a vida das pessoas, tornando-as autônomas, produtivas, autossustentáveis, saudáveis e conscientes dos seus direitos” e a minoria via o cuidado como “um campo de possibilidades, onde as pessoas poderiam experienciar e viver a partir de suas diferenças, independente das expectativas esperadas por cada política ou pelo próprio serviço”.
Diante disso, os autores passaram a problematizar o cuidado em uma esfera política, ao citar Foucault e a esfera biopolítica do poder percebeu-se como o cuidado não é parcial e pode configurar-se como um dispositivo regulador de limitador de comportamentos. O psicólogo pode agir como uma engrenagem de um processo que se diz buscar por autonomia, mas que na verdade é preso por burocracias que infantilizam e vitimizam a população.
O cuidado deve serve pautado na possibilidade, é apenas