Amor
A Reengenharia foi criada por Michael Hammer e James Champy na década de 90. Ela faz uma reestruturação, de uma só vez, nos processos da organização. O objetivo é aumentar os lucros, elevando a produtividade e diminuindo os custos de produção, para tentar aumentar o mercado consumidor, que exige qualidade e preços acessíveis. (fonte)
A reengenharia reduz todos os tipos de desperdícios, reestruturando o processo. Por exemplo: você corta uma folha de alumínio em tiras e, no final, sobra uma tira que é menor que a largura necessária. Essa tira é jogada fora
Isso pode ser mudado, cortando tiras mais estreitas, de forma que a última também sirva e aí você tem uma tira a mais e eliminou um desperdício de material.
Outro exemplo: para fazer um furo em uma peça, trabalham duas pessoas. Uma segura a peça e a outra faz o furo. Melhora-se o método, fazendo a mesma pessoa segurar a peça e fazer o furo. É uma redução de custo na mão-de-obra.
A velocidade pode ser aumentada por meio de máquinas mais modernas, pessoas mais bem treinadas etc.
Eliminar operações redundantes pode ser bem exemplificado em logística. Um produto semi-acabado é transportado de um ponto até outro para ser terminado. Esse transporte pode ser eliminado, se as duas estações de trabalho puderem ficar mais próximas uma da outra. Isso também reduz custos.Tudo que não agrega valor deve ser eliminado e o fluxo de trabalho deve ser melhorado.
Na aula que tratarmos de tecnologia, você verá como ela vai ajudar nesse aspecto. Infelizmente, nem sempre tudo dá certo. A idéia da Reengenharia é cortar custos por meio da reestruturação de processos. Isso é, tudo tem que dar certo após a reestruturação. Você tira um trabalhador, mas ele não pode fazer falta. Você tira uma máquina, mas ela não pode fazer falta. Você muda uma matéria-prima, mas a qualidade não pode piorar. Você elimina um departamento e tudo deve continuar funcionando ainda melhor e com menor custo.
Em nome da