amor
Aborto, Estado laico e políticas públicas, Bolívia, Colômbia, México e Brasil
SÍNTESE DOS RESULTADOS
A metodologia, o número de entrevistados e os resultados para a Bolívia, Colômbia e México estão disponíveis no relatório Belden Russonello & Stewart Research and Communications.
A metodologia, o número de entrevistados e os resultados para o Brasil constam do relatório de pesquisa IBOPE/OPP/008/2005 de fevereiro de 2005 para Católicas pelo Direito de Decidir – CDD-Br.
O relatório completo da pesquisa brasileira apresenta a tabulação de 2002 questionários aplicados para as seguintes variáveis: sexo, grupos de idade, grau de instrução, região, condição do município, renda familiar, religião e relação com a religião.
1. DESTAQUES GERAIS
a) Estado Laico
Os católicos brasileiros são mais favoráveis à defesa do Estado laico que os católicos colombianos e bolivianos. Vejamos as tabelas 1 e 2.
Ao considerar se o presidente do país deve governar e se os legisladores (deputados e juízes) devem tomar suas decisões baseados nos ensinamentos da Igreja Católica ou na diversidade de opiniões existentes no país, a grande maioria dos católicos latino-americanos manifestam-se a favor do Estado laico.
% dos que responderam baseados na diversidade das opiniões
Presidente
Legisladores
Bolívia
75%
76%
Colômbia
80%
81%
México
92%
93%
Brasil
85%
86%
Fonte: Tabelas 1 e 2 da síntese preparada para Revista Época
Apenas entre os mexicanos verificam-se percentuais superiores aos do Brasil no que diz respeito à defesa do estado laico. Em nosso país consta-se certa heterogeneidade de opinião quando se considera diferentes grupos populacionais, como se pode ver no quadro abaixo.
Variações mais significativas no Brasil
% dos católicos que responderam baseado na diversidade das opiniões, segundo variáveis selecionadas (BRASIL,