amor
Ácidos Graxos
A origem dos ácidos graxos se dá através do processo de transesterificação para a produção do biodiesel e através do tratamento da glicerina. A sua composição e propriedade depende do óleo utilizado no processo apresentando uma coloração levemente amarelada. Os Ácidos Graxos são considerados como valiosa matéria-prima básica, pelo fato de serem biodegradáveis, renováveis e apresentarem contínua disponibilidade, tornando vantajosa à utilização para processamento e industrialização.
Uma das possibilidades de reuso dos Ácidos Graxos é como combustível para caldeiras utilizadas na geração de energia elétrica e térmica da indústria. No processo de produção de biodiesel por esterificação, utiliza-se ácido graxo (ácido carboxílico de cadeia longa), originado do refino de óleos vegetais e gorduras animais. O Ácido Graxo Bruto, obtido a partir da borra do refino do óleo de soja, está sendo utilizado na produção de ração animal para aves e suínos, devido às suas características energética e digestiva .No caso do Ácido Graxo Destilado, o qual apresenta boa fluidez e estabilidade ao calor, visa atender os mercados de resinas, fertilizantes, alimentícios, plásticos, surfactantes, tensoativos, diméricos, lubrificantes, cosméticos, elastômeros, petroquímicos entre outros.
Água dos Condensadores e Água Condensada nos Evaporadores
Originadas pelo processo de secagem, bem como da destilação da glicerina e do éster. A água dos condensadores e água condensada nos evaporadores são compostas por água de processo, as quais mantêm-se fluindo através de um circuito fechado de canais durante o processo de transesterificação.
À medida que as águas dos condensadores e condensada nos evaporadores necessitam de tratamento, estas passam por um processo de resfriamento e desaeração.As águas dos condensadores e condensada nos evaporadores são reutilizadas no processo e em outras etapas, quais sejam:
−