Amor
Métodos de barreiras : São métodos onde se cria literalmente uma barreira física para a fertilização.
- Camisinha masculina
A camisinha é feita também de látex, material que tem certa elasticidade. Ela é colocada no pênis ereto do homem, com o objetivo de barrar os espermatozóides logo após a ejaculação. Na ponta, é muito importande deixar uma parte vazia sem ar, para que ali fique o esperma. Caso contrário, a camisinha pode estourar ou o esperma subir até a base do pênis, tendo contato com o corpo feminino.
A camisinha, além de evitar a gravidez, também evita a aquisição de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como sífilis, gonorréia, AIDS, etc. É um método barato e acessível a todas as camadas da sociedade, fazendo com que seja o método contraceptivo mais adotado no mundo. A sua eficácia fica em torno de 96%, se utilizada corretamente.
- Camisinha feminina
É um “saco” feito de mesmo material que a camisinha masculina, que possui dois anéis nas extremidades. Um serve para facilitar a introdução da camisinha na vagina, e o outro serve para segurar a camisinha na vulva, protegendo os pequenos e grandes lábios também. Evita a aquisição de DSTs e AIDS. A eficácia contra a gravidez é de aproximadamente 97%.
1 – bexiga; 2 – útero; 3 – intestino grosso; 4 – camisinha feminina
Camisinha – a camisinha, ou preservativo, é uma capa de látex muito fina, usada para revestir o pênis ou a vagina durante o ato sexual e reter os espermatozóides. Alguns preservativos são cobertos com substâncias espermicidas ou lubrificantes, o que aumenta sua eficácia e facilita seu uso. Pela facilidade de ser encontrada (é vendida em farmácias e mercados, e distribuída gratuitamente em postos de saúde) e por não requerer