amizade
DEFINIÇÃO
A diabetes é um conjunto de sinais e sintomas relacionados com o aumento da taxa de glicose (açúcar) no sangue e que resulta de um mau funcionamento do pâncreas ou da resistência do corpo à acção da insulina.
Os valores de glicémia recomendados são: Em jejum
1 a 2 horas após as refeições menos de 110mg/dL menos de 145mg/dL TIPOS
DIABETES TIPO 1
É uma doença auto-imune que resulta na destruição das células beta do pâncreas. Desta forma o organismo deixa de produzir a insulina necessária para o metabolismo dos nutrientes. É o tipo de diabetes mais comum na infância, mas pode afectar também os adultos.
CAUSAS
Não existe uma explicação para o aparecimento da diabetes tipo 1. Algumas das teorias assentam na hipótese de uma infecção viral que desencadearia uma resposta auto-imune e lesionariam as células beta. Contudo isto ainda não está provado.
DIABETES TIPO 2
A doença resulta de uma resistência do organismo à actuação da insulina. Como consequência gera-se um aumento da glicose no sangue ao qual o organismo reage com a produção de mais insulina.
Nos primeiros anos de desenvolvimento da doença existem valores de insulina no sangue superiores ao normal. Com o tempo o pâncreas esgota-se e deixa de produzir a insulina necessária para a absorção de glicose pelas células. É nesta altura que a doença se torna aparente.
CAUSAS
Este tipo de diabetes tem um importante factor genético. As pessoas que têm familiares portadores de diabetes tipo 2 são mais propensas a desenvolver a doença. Mas associada a este factor existem muitos outros, ligados sobretudo ao estilo de vida:
Obesidade;
Hipertensão;
Colesterol elevado;
Vida sedentária;
Mulheres que desenvolveram diabetes gestacional durante a gravidez;
Idade superior a 40 anos (embora seja cada vez mais comum em crianças devido aos maus hábitos alimentares e estilos de vida sedentários).
DIABETES GESTACIONAL
Desenvolve-se durante a gravidez como consequência das alterações