amina
1 - Considere uma corda de violão com 50cm de comprimento, que está afinada para vibrar com uma freqüência fundamental de 5,0. 102Hz. a) Qual o módulo da velocidade de propagação, nessa corda, das ondas que deram origem à onda estacionária formada? b) Se o comprimento da corda for reduzido à metade, qual a nova freqüência do som fundamental emitido?
2 - (UFU-MG) - Uma corda sonora de comprimento L = 2,0m tem as duas extremidades fixas. Estabelece-se na corda um sistema de ondas estacionárias com a formação de três ventres e com freqüência igual a 120Hz. Determine:
a) o comprimento de onda das ondas que deram origem às ondas estacionárias.
b) o módulo da velocidade de propagação na corda das ondas que deram origem às ondas estacionárias.
c) a distância entre dois nós consecutivos.
3 - Em uma corda sonora estabelece-se um sistema de ondas estacionárias, conforme indicado na figura.
Sabe-se que, a freqüência do som nesta configuração é de 212Hz e que L = 1 m.
a) Qual a velocidade de propagação do som nessa corda?
b) Qual a freqüência do som fundamental emitido pela corda?
4 - (UFPR) - Uma onda estacionária, de freqüência igual a 24Hz, é estabelecida em uma corda, vibrante fixa nos extremos. Sabendo que a freqüência imediatamente superior a essa, que pode ser estabelecida na mesma corda, é de 30Hz, qual é a freqüência fundamental da corda ?
5 - Em uma corda sonora estabelece-se um sistema de ondas estacionárias, conforme mostra a figura: a) Qual o comprimento de onda das ondas que deram origem às ondas estacionárias? b) Se as ondas que deram origem à ondas estacionárias se propagam nessa corda com velocidade de módulo igual a 180m/s, qual a freqüência do som fundamental que essa corda, pode emitir?
6 - Sobre uma corda tensa de extremidades fixas, estabelece-se uma onda estacionária com 3 nós e com frequência 200 Hz. Sabendo que a velocidade que a onda se propaga na corda é de 300 m/s,