amidaas
1457 palavras
6 páginas
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NEREU RAMOSCURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA PORTUÁRIA
AMIDAS
NOMES: JÉSSICA CRISTINA LIMA
IVANICE STINGLIN
MAGALI MAGALHÃES
MARIANA ELIZABETH BORGES
QUÍMICA
PROFESSOR (a): LUCIANO KUROBA
ITAPOÁ SC
NOVEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
As amidas são compostos orgânicos nitrogenados e derivam da amônia (NH3), podem ser encontradas na fase sólida ou líquida. Na sua forma mais simples ela é denominada de metanamida, enquanto amidas com cadeias carbônicas mais extensas são sólidas e incolores.
Estão envolvidas em vários processos químicos e biológicos e têm sido empregadas em diversas classes de medicamentos como hipnóticos (zolpidem, zopiclone e acecarbromal), anticonvulsantes (carbamazepina, felbamato e progabida), tranqüilizantes (metilprilona e glutetimida), relaxantes musculares (alildietilacetamida, valnoctamida e oxanamida) e antivirais (AZT e ribavirin). Além disto, as amidas são empregadas também na síntese de agentes radiofarmacêuticos em medicina nuclear.
De um modo geral, as propriedades químicas e biológicas das amidas estão relacionadas com a ordem da ligação carbono-nitrogênio, a qual expressa a deslocalização eletrônica entre os heteroátomos, sendo influenciada por fatores estéricos e eletrônicos dos grupos substituintes presentes tanto no nitrogênio quanto no carbono carbonílico.
CONCEITO As amidas são utilizadas em muitas sínteses em laboratório e como intermediários industriais na preparação de medicamentos e outros derivados. A amida mais conhecida é a Uréia, que foi o primeiro composto a ser obtido em laboratório, é um sólido cristalino à temperatura ambiente. A uréia, de fórmula CO(NH2)2, é uma amida do ácido carbônico, encontrada como produto final do metabolismo dos animais superiores, e eliminada pela urina. A amida do ácido sulfanílico (sulfanilamida) e outras amidas substituídas relacionadas com ela tem considerável importância terapêutica e conhecem-se