America latina
- Os países latino-americanos mais ricos são Brasil, México e Argentina. Considerados emergentes, a economia destes três países corresponde a, aproximadamente, 75% do PIB dos países da América Latina.
- No geral, são países dependentes da exportação de commodities agrícolas e minerais. Brasil, Argentina, México e Chile se destacam também na produção e exportação de manufaturados, pois possuem uma boa base industrial.
- Na maioria dos países há uma grande desigualdade social, com forte concentração de renda. Há exceção é Cuba que possui economia socialista.
- Quase a totalidade dos países é capitalista (exceto Cuba), que seguem os fundamentos da economia de mercado.
- As moedas mais fortes da América Latina são: Real do Brasil, Peso da Argentina e Peso do México.
População
População
- Total 569 milhões habitantes - Densidade 27 hab/km² hab./km²
- Maior parte da população formada por jovens (até 30 anos);
- Cerca de 80% da população mora na zona urbana (cidades de grande e médio porte, principalmente);
- Os principais grupos étnicos são: brancos (descendentes de portugueses e espanhóis), negros (descendentes de africanos), pardos e indígenas.
Clima
Um fator de forte variação na Latino-América é o clima, e esse acontecimento ocorre devido a sua disposição territorial norte sul e também por o clima ser um aspecto que depende bastante dos fatores ambientais de cada lugar. Na região nota-se a presença de climas tropicais, úmidos, secos, alguns trechos equatoriais e a partir da América do Sul, os climas temperados, frios e algumas áreas completamente geladas. Essa característica influência fortemente nas temperaturas que são definidas como altas que vão reduzindo em direção ao pólo sul e assim causa as mudanças de paisagem naturais que vão de áreas úmidas a áreas semidesérticas ou desérticas, passando por florestas, áreas de vegetação baixa, cordilheiras, entre outras.
Vegetação é possível