America latina
A América Latina é uma região do continente americano, Com uma densidade demográfica média, tem uma área aproximada de 21 069 501 km², cerca de 3,9% da superfície da Terra, ou cerca de 14,1% da sua superfície terrestre, é relativamente pouco povoada, se comparada à Ásia e à Europa. É o segundo continente mais extenso do planeta: abrange cerca de 28% das terras emersas e é o único que se estende desde a região polar Ártica até próximo do Círculo Polar Antártico. Compreende os países de língua neolatina, como o português, o espanhol e o francês.
A América Latina engloba 20 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda na América Latina existem mais 11 territórios que não são independentes, portanto não podem ser considerados países, mas, ainda assim, latinos.
As colônias da América Latina permaneceram sob domínio europeu por mais de 300 anos. De 1791 a 1824, a maioria das colônias lutou em guerras que as libertaram do jugo europeu. Na época do colonialismo, os latino-americanos obedeciam a leis de monarcas distantes e quase não tinham voz ativa em seus próprios assuntos. Incidentes ocorridos na Europa provocaram as lutas pela independência nas colônias latino-americanas. Espanha e Portugal começavam a declinar como potências mundiais. Quando se revoltaram e criaram seus próprios países, tinham pouca experiência de governo.
Foi entre 1817 e 1825 que se processou a revolução vitoriosa que libertou a maioria dos países latino-americanos. O apoio inglês foi decisivo para a emancipação latino-americana, interessada na ampliação de mercados para seus produtos industrializados. Também a Doutrina Monroe, instituída pelos Estados Unidos, ajudou a consolidar a independência latino-americana, ao apoiar a guerra de libertação dos criollos.
A 3 de março de