amebiase
Resumo O presente artigo aborda a computação gráfica. Tem por objetivo apresentar esta tecnologia, visando focar no uso da mesma para cinema 3D. São abordados neste trabalho os principais assuntos a cerca do tema, mostrando como se deu a evolução tecnológica até esta se chegar e esta dimensão.
Palavras-chave: Geração de Imagens, Interface, Animações.
Foz do Iguaçu – PR
2013
1. Introdução Apesar dos diferentes conceitos que a palavra imagem pode ter, quando se fala em imagem associa-se de imediato a uma representação de um objeto ou um conjunto de objetos, visíveis numa forma estática ou em movimento. Essa imagem pode ser real ou virtual, conforme ela representa ou não uma situação real existente à nossa volta. É evidente que também se pode falar da imagem que se tem de uma pessoa ou situação, e que no fundo representa a ideia que se tem dessa pessoa ou situação. Em qualquer dos casos a imagem é sempre composta por um conjunto de informação que a compõe e que depois de lida e sintetizada, pelo homem ou por uma máquina e produz um efeito, resultado do tratamento dessa informação que lhe está associada.
A utilização da imagem e do seu tratamento é atualmente usada em variados campos. Ao impulso inicial dado pela indústria de guerra americana, seguem-se aplicações em quase todas as áreas da atividade humana. As mais visíveis são sem duvida o setor de Lazer através dos jogos de computador e do cinema. Explica Bertoloti (2013) que imagem digital é uma representação estereoscópica de duas dimensões que usa uma codificação binária para processamento, visualização, impressão, reprodução e armazenamento de imagens através de equipamentos eletrônicos. No cinema 3D as imagens estereoscópicas são captadas em dois ângulos diferentes e alinhadas horizontalmente, simulando uma visão de acordo com o ângulo de visão de cada olho. Conhecer como funciona o