Amea As E Oportunidades Da Tecnologia
De acordo com o esgotamento do modelo de consumo se faz sentir, bem como o investimento público será bem menor e mais lento. No entanto, tal crise, como de hábito, oferece oportunidades. Serviços de automação, treinamento e cooperação de trabalhos têm potencial de crescer.
Considera dois movimentos irrefreáveis. A difusão da mobilidade, com aplicações sendo portadas parcialmente para plataformas móveis, distribuindo – algumas vezes de forma longe do ideal processamento e compartilhamento de dados. Setores não diretamente envolvidos num primeiro momento, como os de desenvolvimento e implementação, poderão ser beneficiados significativamente, como os de segurança da informação e infraestrutura.
Outro movimento é a construção de modelos de negócios eficazes e competitivos que se apoiem ou mesmo negociem diretamente TI. “Um exemplo, que temos tentado nos últimos anos, com sucesso tímido, é o da difusão do ensino a distância que realmente começa a representar algo mais sério, escapando do modelo de vídeos imensos com professores falando em servidores públicos”. Provimento inteligente e flexível de conteúdo, realização de trabalhos cooperativos mesmo que para atuações operacionais, agilização de processos da indústria e da área de serviços podem ser setores interessantes.
A indústria de TI pode movimentar cerca de US$ 2,3 trilhões em 2015. Além disso, os Estados Unidos estarão à frente no mercado global. China, Índia, Israel e Suécia também aparecem na lista. Esse cenário e como pode repercutir no Brasil. “Creio que o empresariado brasileiro possa se capacitar a ter parcerias com empresas desses mercados, bem como atuar nesses mercados, empregando força e conhecimentos nacionais. Contudo, não é um caminho trivial e deve, incessantemente, ser trabalhado”.
A exportação de habilidades, serviços e competências requer domínio de gestão, de modelos de negócios e gestão do conhecimento para ser bem sucedido, aliado às capacidades de