ambiente e pulmão
RESUMO:
O organismo humano corre riscos por estar exposto as mais diversas agressões do ambiente geral. O aparelho respiratório é um deles, por desempenhar varias funções acaba por se torna um alvo dessa agressão física, química e microbiológica. A poluição atmosférica é causada por processos físicos, químicos e dinâmicos, que conduzem a emissão de gases e partículas por certas fontes de combustão e sua acumulação na atmosfera.
Os poluentes aéreos são produtos comuns da combustão como as cinzas, partículas de carbono, óxidos de ozoto, vapores orgânicos, agente xenobióticos e substâncias radioativas esses são classificados como :
Poluentes Primários: Que são poluentes emitido diretamente de uma fonte.
Poluentes Secundários: Que se resulta da transformação na atmosfera.
Os efeitos tóxicos vão depender da concentração dos poluentes na atmosfera, do tempo de exposição e da sua composição química. Poluições do ambiente exterior estão associadas ao ozono e outros produtos de transformação fotoquímica em produto de combustão, e a poluição do ambiente interior são provocados pela acumulação de aerossóis, outros tipos de gases e compartimentos.
As poluições atmosféricas sobre a saúde podem fazer efeito sobre a pele e mucosas, aparelhos respiratório, cardiovascular e digestivo e SNC. Quando a exposição é crônica ocorre repetidamente durante largo período de tempo até vários anos e aguda, quando ocorre num período de tempo curto, de algumas horas ou um dia com concentrações elevadas de poluentes.
A inalação dos poluentes aéreos produz diversos efeitos biológicos, suas inalações podem afetar o aparelho respiratório; podem ainda ser absorvidos pela circulação sistemática e atingir outros órgãos. No entanto nem todos os efeitos adversos causam para saúde respiratória, alterações fisiológicas ou patológicas.
A quantidade e local de posição das partículas vão depender da aerodinâmica, dimensão, mecanismo respiratório, relações anatômicas,