ambiente dos negócios no brasil
O Brasil tem um mercado potencial enorme e um conjunto de empresas, empresários e pessoas dinâmicas, porém tem leis e procedimentos complicados que não facilitam a operação das empresas.
O excesso de burocracia e a falta de transparência nos serviços prestados pela administração pública aos cidadãos, pessoas físicas e jurídicas, geram enormes perdas que afetam diretamente a competitividade brasileira.
Além disso, com a carga tributária atual não é possível um crescimento eficaz em um país que não sabe gerir suas políticas públicas. Não vemos investimentos reais e que gerem resultados a nível nacional. Nosso governo acha que investir em portos ou infraestrutura nos países estrangeiros pode a longo prazo beneficiar o nosso país.
A economia mundial vem crescendo, mas problemas internos impedem o Brasil de aproveitar melhor seus estímulos. Na macroeconomia, os problemas centrados no setor público, levam a juros altos, real valorizado (ou dólar barato), e crescimento fraco, dentre outros aspectos.
Quando se diz que a “economia vai bem” é uma avaliação, sobretudo do setor financeiro, sempre preocupado com a precificação dos ativos com que lida. Inflação baixa, juros favoráveis, Bolsa alta, e riscos internos e externos em queda geram um quadro favorável para esse setor e quem mais aplica nesses ativos. Mas, a economia continua doente pelo lado real, pois seu PIB cresce pouco, em termos absolutos e relativos. Não obstante, na microeconomia há setores, regiões e empresas que se saem bem melhor que a média dada pelo crescimento do PIB.
2 ALTERAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E LEGISLATIVAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL
No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos a empresa:
a) A questão da continuidade: O panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios