AMBIENTE DOS NEGOCIOS NO BRASIL
No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros.
A questão da continuidade, o panorama econômico, político e normativo do Pais, afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa, governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do pais de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a compreender a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no pais. Os valores dos ativos e das ações, em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder o valor.
Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
A microeconomia trata do comportamento individual dos agentes econômicos e a Macroeconomia mostra uma visão global, aspectos que envolvem a todos.
Na microeconomia os agentes, família, empresa e governo, são abordados individualmente e na microeconomia envolvem globalmente os três agentes. A microeconomia volta sua atenção ao mercado, onde ocorrem a formação de preços de diversos produtos e serviços, dados das ofertas e também as demandas, a microeconomia é dividida em teoria do consumidor que estuda as preferências do consumidor, e a teoria da firma que estuda as objeções, onde procura produzir lucro, e teoria de predição estuda a transformação do produto e outros produtos para a venda no mercado, a microeconomia também estuda as praticas de mercado tais como, monopólio, monopsonío, oligopsonío, concorrência perfeita e concorrência monoplástica.
A macroeconomia se importa com o comportamento global de uma economia geralmente uma noção, portanto estuda o comportamento dos agentes