Ambiente de markenting
“Existem três tipos de empresas: as que fazem as coisas aconteceram, as que ficam observando o que acontece e as que ficam perguntando o que aconteceu”.
INTRODUÇÃO As empresas que buscam a excelência tem que ter a visão do externo para o interno da empresa em seus negócios. Elas reconhecem que o ambiente de marketing está sempre oferecendo novas oportunidades e apresentado novas ameaças. Essas empresas reconhecem a importância vital do monitoramento e da adaptação contínua nas mudanças ambientais. “Por trás de todo problema existe uma oportunidade brilhantemente disfarçada”
John Gardn
Análise Ambiental é a prática de rastrear as mudanças no ambiente que possam afetar a organização e seus mercados. Exemplos: Com que freqüência a família média janta ou almoça fora? Que leis podem afetar a escolha de determinada embalagem? A demanda por espaço em escritórios tendem a aumentar? Os concorrentes estão planejando mudanças na sua logística? O Ambiente de marketing de uma empresa é constituído por agentes e forças que estão fora do controle do marketing, que afetam a habilidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem-sucedidas com seus consumidores-alvo. Este ambiente é constituído por um microambiente e um macroambiente.
Microambiente: são as forças próximas à empresa, os canais de marketing, os mercados consumidores, os concorrentes e o público.
Macroambiente: são as forças sociais maiores que afetam o microambiente, forças demográficas, econômicas, físicas, tecnológicas, políticas e culturais.
Os profissionais de marketing devem examinar todas as dimensões do ambiente externo. As informações resultantes podem ajudá-los a identificar as oportunidades para servir melhor seus mercados, criando valor superior. A análise também pode ajudar a identificar ameaças à capacidade de uma organização em manter sua vantagem competitiva, sobreviver e prosperar. O ambiente externo afeta não só o que as