Ambientação e estrutura profissional - incêndio joelma e andraus
809 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃOO conteúdo a seguir esclarece dois acontecimentos de Incêndio: Edificio Andraus e Edifico Joelma.Como ocorreu, numero de vitimas, conclusão das autoridades e parecer do grupo.
Tema:
Edifício Andraus
Data do ocorrido:
24 de fevereiro de 1972
Localização:
Avenida São João
Ocorrido:
Uma sobrecarga na rede elétrica ocasionando em incêndio
Desenrolar do acidente:
O Incêndio havia as 16h20 se iniciado nos fundos do 3º andar onde funcionava a seção de crediário de uma determinada loja que ocupava o prédio, um dos gerentes da loja tentou abafar as chamas com um dos três extintores existentes que havia em cada andar, porém, o esforço acabou sendo inútil, pois rapidamente as labaredas estavam no 2º andar, na sessão de alfaiataria, e para o salão de moveis, atingindo o estique de botijões de gás e o armário de munição. Possivelmente esse incêndio foi provocado um curto-circuito geral no 3º andar do edifício.
Muitas pessoas estavam no interior do prédio (onde funcionavam outras empresas) subiram até o ultimo andar, verificando a possibilidade de uma salvação pelo heliponto. Outras pessoas ficaram no interior onde se desesperaram e saltaram das janelas.
O salvamento ocorreu por quase todas as guarnições do Corpo de Bombeiros Os helicópteros resgatavam as vitimas e as levaram para helipontos improvisados. Quatro homens, para impedir que o pânico das pessoas fizesse mais vitimas, eles assumiram, a liderança de centenas de pessoas, fazendo as mesmas deitar-se para evitar asfixia pela fumaça estabeleceram a prioridade para o embarque nos helicópteros. Primeiro as crianças, depois as mulheres e finalmente os homens, eles quatro por ultimo.
O Corpo de Bombeiros, se recusava a fazer estimativas referente a quantidade total de mortes. Alguns Bombeiros, chegados de helicóptero, desembarcaram no topo e começaram a trabalhar de cima para baixo e alguns outros em “terra” faziam o resgate de baixo para cima. O incêndio teve o