Ambientação do resíduo sólido e efluente no municipio de cataguases
1166 palavras
5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOSUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
WILSON RODRIGO DA CRUZ VIEIRA
TARCISIO MORAIS PEREIRA
AMBIENTAÇÃO DO RESÍDUO SÓLIDO E EFLUENTE NO MUNICIPIO DE CATAGUASES
Cataguases
2011
WILSON RODRIGO DA CRUZ VIEIRA
TARCISIO MORAIS PEREIRA
AMBIENTAÇÃO DO RESÍDUO SÓLIDO E EFLUENTE NO MUNICIPIO DE CATAGUASES
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental -Noturno -Disciplina: Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Recursos Sólidos, Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e Proteção Ambiental, Estatística.
Orientador(es): Rosimeire Midori, Eliane Araman, Thiago Augusto Domingos
Tutor de Sala: Rodrigo Pina
Cataguases
2011
INTRODUÇÃO
Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxigenio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossíntese, assim como os restos de organismos mortos são, em condições naturais, reciclados pelos decompositores. Por outro lado, os produtos resultantes de processos geológicos, como a erosão, podem também, a um escala de tempo geológico, transformar-se em rochas sedimentares. Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matéria-primas e energia, contribuindo também