amas me
E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me (ágape) incondicionalmente mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que gosto(filéo) do senhor. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me incondicionalmente (ágape)? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que gosto (filéo) . Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, tu gostas de mim (filéo)? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu gosto do Senhor. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Agape = incondicionalmente é capaz de dar a vida, sem mesmo o outro merecer.
Esta palavra gerou a ágape
Ágape celebrava a festa do amor e a santa ceia
Agape é um amor tão profundo tão forte que é sacrificial.
Quando eu digo que gosto do meu amigo eu uso a palavra filéo = amor de amizade
Quando eu quero falar que amo minha esposa eu uso a éros = amor conjugal
A corrupção do éros gerou outra palavra grega que é a porneia de onde vem a nossa palavra pornográfico.
Depois de Jesus o ter chamado para parar de pescar, e o ter chamado para ser pescador de homens, Pedro volta a pescar e ainda leva outros com ele. - João 21:3
Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
Quantas vezes Deus tira a pessoa do vale,
Quantas vezes Deus tira a pessoa da lama do pecado
Quantas vezes Deus muda a triste história de vida e a reescreve brilhantemente.
E o homem acaba voltando ao vale, a poça de lama ao velho homem. Jesus chamou Pedro para ser pescador de homens, e o ensinou durante alguns anos, o transformou e agora ele resolve voltar ao passado.
E Jesus está fazendo uma pergunta simples: Tu me amas incondicionalmente Pedro?
Pedro responde a verdade. Só te amo como amigo