Alvenaria Estrutural
Neste trabalho, busca-se mostra o sistema construtivo em Alvenaria Estrutural, aonde hoje vem sendo aplicada em diferentes tipos de obras, como: silos, muros de arrimo, edificações térreas, pilares de cobertura, tabuleiros de pontes de pedestres e apoio de pontes.
PALAVRAS-CHAVE: ABSTRACT
In this work, seek…
KEY WORD:
1. INTRODUÇÃO
A alvenaria estrutural protendida é um sistema estrutural que com o desenvolvimento da tecnologia, vem ganhando espaço e destaque no meio construtivo.
Com a expansão no cenário da construção civil, surge um aumento na concorrência do mercado, daí a preocupação em economizar gastos e adquirir novas técnicas eficazes, aliadas em relação ao controle e custos.
Desde o final do século XIX a protensão em alvenaria já estava em desenvolvimento, porém apenas a partir de duas décadas atrás é que estudos mais elaborado com essa técnica começaram a surgir em países como Inglaterra, Canadá, EUA e Nova Zelândia. Já no Brasil estudos sobre a protensão em alvenaria estrutural teve inicio a partir da década de 80, sendo estudados inicialmente os aspectos quanto a compressão e métodos executivos.
Os métodos de construção tradicionalmente empregados na construção civil para edificações em alvenaria estrutural consistiam na execução de paredes com grandes espessuras e baixa esbeltez. O uso da protensão nas estruturas de alvenaria, possibilitando a mesma, de suportar os esforços de flexão ocorridos em função da ação lateral do vento ou outros tipos de cargas laterais. Para elevar a velocidade de execução das edificações, os projetistas passaram a explorar os limites de esbeltez dos elementos estruturais, desenvolvendo sistemas construtivos com menor peso próprio e que possibilitam a pré-fabricação de seus componentes, industrializando o processo.
A aplicação da alvenaria protendida tem a finalidade de induzir tensões de compressão à estrutura previamente à atuação dos carregamentos, visando assim reduzir as tensões de