Alvenaria Estrutural
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 TEMA
ALVENARIA ESTRUTURAL
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
NÃO TENHO
1.3 LOCAL
MANAUS-AM
1.4 LINHA DE PESQUISA
ENGENHARIA CIVIL
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Conhecer e relatar a utilização da alvenaria estrutural, seus tipos e sua execução. Definindo assim suas aplicações, caracterizando-as por meio de pesquisas para a melhor compreensão e assimilação do mesmo. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Definir a utilização dos materiais que constituem a alvenaria estrutural, afim de que não haja erros na sua elaboração e assim garantir a segurança da construção.
b) Listar suas aplicações, como é feito, expondo suas formas e estruturas.
c) Descrever os processos de formação de cada tipo de alvenaria, tanto como a armada, não armada e protentida.
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Um dos grandes problemas atualmente nas construções civis são as “rachaduras”. Além de danificar visualmente a construção, essa patologia ocasiona riscos à segurança publica e/ou de quem residir no local. Entretanto, por que ocorrem fissuras na alvenaria estrutural?
As alvenarias apresentam bom comportamento às solicitações de compressão, não ocorrendo o mesmo em relação às solicitações de tração, flexão e cisalhamento. Sendo essas as causas da maioria dos casos de fissuras em alvenarias estruturais ou de vedação. Outro fator importante é a heterogeneidade dos diferentes materiais utilizados na composição da parede (blocos, tijolos, argamassa com diferentes propriedades físicas e mecânicas).
Sob ação de cargas uniformemente distribuídas, em função principalmente da deformação transversal da argamassa de assentamento e da eventual fissuração de blocos ou tijolos por flexão local, as paredes em trechos contínuos, apresentarão fissuras tipicamente verticais.
Em trechos com a presença de aberturas, haverá considerável concentração de tensões no