alvenaria estrutural resumo
É um processo construtivo que ganhou espeço nas construções desde a década de 1990 e é amplamente utilizado em obras residenciais e de edifícios de múltiplos pavimentos. Existem dois tipos de alvenaria estrutural:
Armada: caracteriza-se por ter vazados verticais dos blocos preenchidos com glaute (micro concreto de grande fluidez) envolvendo barras e fios de aço.
Não-armada: estrutura suporte, paredes de alvenaria sem armação. Reforços metálicos apenas em cintas, vergas, contra vergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.
Ao contrário da alvenaria de vedação onde vigas e pilares fazem o papel estrutural, na alvenaria estrutural sua estrutura são as próprias paredes e são o suporte da edificação.
Existem diversas vantagens levam aos profissionais da área utilizarem a alvenaria estrutural algumas delas são:
Diminuição no termo da construção; pois eliminasse a estrutural convencional, o que conduza importante simplificação do processo construtivo, reduzindo as etapas da mão de obra.
Economia no custo da obra; pois a alvenaria estrutural pode representar uma redução de até 20% no custo final de uma obra em relação ao sistema convencional. Como não ocorre quebra de blocos desperdiça-se pouco material. Nesse método, canos e fios passam por dentro dos blocos ao mesmo tempo que a parede sobe. Também se reduz o volume de formas de madeira, usadas para moldar vigas e pilares. O canteiro fica mais limpo e organizado, com menor risco de acidente.
Exige menor esforço em algumas etapas como elaboração de estudo de projetos, cuidado com materiais, treinamento e supervisão Da mãos de obra, organização e planejamento na obra.
Assim como também existem desvantagens:
Restrições de possiblidade de mudança não planejados, pois exigem interferência de profissionais que calculem a viabilidade da reforma.
Limitações de grandes vãos; pois se a abertura foi grande a estrutura precisara de