Altera es cromoss micas num ricas
Euploidia, Aneuploidia e Monossomias.
Euploidia: são alterações que envolvem todo o genoma, originando células que contem um múltiplo exato de 23 cromossomos em seu núcleo, ou seja, um conjunto haploide a mais nas células, além do conjunto normal básico de cromossomos. Aneuploidia: ocorrem quando o número de cromossomos a mais não é um múltiplo exato do número haploidia: é anomalia cromossômica mais comum em homens. Monossomias: é o cariótipo em que od cromossomos do par não estão presentes, formando uma constituição cromossômica com 45 cromossomos, quando os cromossomos não estão compatíveis coma vida. Exp.
Turner. NÃO É ANEUPLOIDIA CRI DU CHAT
Alterações estruturais: Duarante a interfase quando os cromossomos estão mais distendidos e metabolicamente ativos. Eles são mais vulneráveis a variação do ambiente que promovocam rupturas de sua estrutura. Promovem alterações na estrutura dos cromossomos, podendo ocasionar a perda de genes, a leitura duplicada ou erros na leitura de um ou mais genes. Os rearranjos estruturais são definidos como equilibrados e não-equilibrados.
Balanceado e não balanceado
Balanceado: é quando não há perda do material genético.
Inversão : é um tipo de aberração cromossômica em que uma determinada parte do cromossomo, após sofrer uma ou duas ruptura, é reinserido em posição inversa, ou seja, com uma rotação de 180°. Classificação: como homozigotica