Alta tensao - Ensaios
ELE 731 – Técnicas de Alta Tensão
Professor: Edson da Costa Bortoni
Nome
Bruno Ferreira Nunes
Matrícula
Curso
EEL-2010
Cláudio Teixeira Junqueira
21637
EEL-2011
Mariana Salomon Rocha
21336
EEL-2011
1. Introdução
Tensões alternadas são utilizadas na maioria dos ensaios de alta tensão, seja diretamente para a alimentação dos equipamentos, seja indiretamente, quando utilizada para gerar tensão contínua ou impulsiva. Experimentos em tensão alternada podem envolver a sua geração e monitoração através de diferentes métodos, assim como a realização de ensaios específicos em equipamentos de alta tensão.
2. Objetivos
Revisão de conceitos relacionados a alta tensão;
Aplicação de algumas técnicas de medição;
Realização de ensaio de tensão suportável em um isolador
Ensaios que incluem a avaliação de forma da senóide, relação real de transformação do transformador, tensão de ruptura no centelhador.
3. Procedimentos
3.1 Avaliação do fator de forma da senóide
Aqui objetiva-se avaliar a qualidade da onda senoildal de acordo com o requerido por norma, onde a relação do valor de pico sobre a raiz de 2 e o valor RMS deve estar enter mais ou menos 5%.
Com o transformador a vazio, foi aplicada uma tensão de 50kV, e utilizando o osciloscópio e os voltímetros da bancada, anotou-se os dados, que podem ser observados na tabela 1.
3. 2 Curva de calibração do transformador
A fim de encontrar a verdadeira relação de transformação do transformador, usou-se um circuito composto por uma fonte de tensão alternada, um VARIAC ligado ao primário de um transformador e a um voltímetro e amperímetro. No secundário, um divisor capacitivo promovia a redução da alta tensão a níveis mensuráveis por um multímetro. Com base nas tensões do primário do transformador, variou-se as tensões no secundário, a cada 10kV. Duas condições foram consideradas: transformador em vazio (tabela 2) e transformador