ALTA PERFORMANCE EM GRUPOS DE SAÚDE
1726 palavras
7 páginas
ALTA PERFORMANCE EM GRUPOS DE SAÚDE“O trabalho de equipe de alto desempenho ocorre quando cada membro é tão consciente das capacidades e responsabilidades de seus companheiros, como é de suas próprias”.
O desempenho de grupos de saúde está a receber maior atenção. Relativamente pouco trabalho conceitual ou empírico existe que examina as várias dimensões do desempenho do grupo médico.
O trabalho nas instituições de saúde é realizado invariavelmente, por grupos de indivíduos. Estes indivíduos, de diferentes disciplinas (médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e outros), devem coordenar suas atividades em prol de um objetivo comum: cuidar do paciente de forma segura e eficiente. É também verdade, que um grupo de profissionais especializados não necessariamente forma uma equipe de alto desempenho. Entretanto, quando a equipe atua de forma efetiva, serve como um sistema adaptativo para a redução de erros e aumento da segurança.
O que há de tão admirável no desempenho de uma equipe que transcende as excepcionais capacidades individuais de seus membros? Talvez a capacidade de exercer o trabalho do companheiro quando a situação exigir; a capacidade de aceitar as mudanças de planos com rapidez e de comum acordo; de confiar que seus companheiros farão o trabalho necessário para chegar ao objetivo; de colocar os objetivos do grupo em primeiro plano. Seriam estas as principais qualidades que deveríamos esperar também nas equipes médicas?
Diferenciando Grupos de trabalho x Equipes de Alto Desempenho
“Uma equipe ou time é um grupo de indivíduos cada qual com funções bem definidas, que interagem dinamicamente entre si, de forma interdependente e adaptativa em direção a um objetivo comum”
Especialistas que estudam a fundo a questão do trabalho em equipe definem dois tipos principais de equipes que seriam relevantes no contexto médico as quais denominaremos a partir de agora de: “grupos de trabalho” e “equipes de alto desempenho”.
No grupo de trabalho,