Alquimia
Este artigo apresenta um breve resumo da disciplina História da Química (UFSCar-2000). É abordado o desenvolvimento da ciência através da história da alquimia até a ciência Química como conhecemos & filosófica e prática.
Alquimia: Uma História da Química
Se compararmos os milhões de anos que sabemos existir vida humana na Terra com a curiosidade de saber do que é constituída a matéria, chegaremos à conclusão de que esta preocupação é muito recente. Provavelmente os primeiros a se preocuparem em especular sobre a constituição da matéria foram os gregos, há pouco mais de 2.400 anos.
O homem pré-histórico, por tentativas e erros, descobriu como lascar a pedra como construir armas e algo muito importante na história da matéria - o fogo - através do atrito entre pedaços de madeira.
Passando para século IV a.C., século que provavelmente teve o inicio da alquimia.
Segundo o dicionário da língua portuguesa alquimia significa: Química da Idade Média, também considerada uma arte que procurava descobrir o elixir da longa vida e a maneira de transformar qualquer metal em ouro.
Para entendermos um pouco sobre esta palavra (alquimia), o seu começo foi com os povos do oriente, mais especificamente egípcios, gregos e mais tarde árabes.
" egípcio: kmt ou kemi - "a terra preta" (Egito)
" grego: chyma - fundição e moldagem de metais
" árabes: al-khemia - alquimia
Os objetivos da alquimia eram deencontrar a pedra filosofal para a produção de ouro e o elixir para a imortalidade (alquimia exotérica) ou salvar almas (alquimia esotérica). Tinha como base os processos de transformações de substâncias químicas em outras.
Alquimia esotérica ou religiosa
Uma tentativa de entender a Deus, ou aos deuses, e encontrar a salvação. Surgiu antes da exotérica, decorrente de mistura astrologia/religião. A metalurgia também foi importante neste surgimento (atos mágicos de criação com analogias religiosas). A alquimia esotérica abarca vários cultos: Irmãos Fiéis (África e Oriente