Alpinismo
-70485135890
Juliana Baratta Teixeira 2º ano Esportes Terrestres: Alpinismo Educação Física A história do Alpinismo se perde na antigüidade, entre tribos primitivas que adoravam as montanhas como refúgio dos deuses, exércitos que cruzavam cordilheiras em busca de liberdade e poder, poetas e monges que procuravam inspiração entre os picos mais escarpados. A maioria dos resultados destas primeiras experiências foram relatos assustadores, onde o homem se impressionava por fenômenos naturais ainda desconhecidos, aos quais se atribuía uma origem misteriosa, divina, ou até infernal.
A curiosidade humana foi se aguçando em relação às montanhas até os idos do século XVIII. O surgimento do iluminismo levou o homem ao desejo de conhecer melhor a si mesmo e ao mundo que o rodeava. Os mares do mundo já haviam sido percorridos, as terras descobertas, mas as grandes cadeias de montanhas estavam praticamente inexploradas. Assim sendo, a conquista das montanhas representava uma forma de se realizar novas experiências e alcançar uma verdade que, até então, parecia ter querido se ocultar do homem.
Alpinismo vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil, onde recebe também a denominação de Montanhismo. Entretanto, existe uma diferença entre esses dois conceitos. O “Montanhismo” seria a prática de qualquer atividade em região montanhosa, como caminhadas e acampamentos, porém