Alopex lagopus
Se destaca entre os mamíferos por ser capaz de resistir a temperaturas incrivelmente baixas.
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Canidae
REINO: Animalia
Descrição: Mede de 50 cm a 1 metro de comprimento e possui 28 cm de altura até os ombros. Pesa de 2,5 a 7 kg. Vive de 13 a 14 anos e atinge a maturidade aos 10 meses.
A pelagem da raposa varia conforme a estação do ano, branca no inverno e castanho-parda no verão. A camada de pelo externo da raposa cobre uma densa e espessa camada de pelo inferior. Tem pequenas orelhas revestidas de pelo que ajudam a reter o calor. As patas são relativamente grandes para evitar que o animal afunde na neve fofa e têm pelo lanudo nas patas que funciona como isolante e antiderrapante. A cauda é pequena, espessa e densa, com até 30 cm de comprimento.
Habita nas regiões mais setentrionais do hemisfério norte, incluindo continentes e ilhas através da Eurásia, América do Norte, Groenlândia e Islândia, cobrindo praticamente toda a região ártica.
Encontrada principalmente na tundra ártica e alpina, e também próximo ao litoral.
A raposa do ártico é tão bem adaptada a seu habitat que consegue sobreviver mesmo quando a temperatura despenca para 50 °C negativos, essa características lhe confere grande destaque no que diz respeito a isolamento térmico ente os mamíferos.
Hábitos Alimentares: É um animal caçador e oportunista, comendo praticamente qualquer animal, vivo ou morto. As raposas do ártico caçam lemingues, ratos e outros pequenos mamíferos. Também apanham caranguejos e peixes na costa, bem como aves marinhas e seus ovos. A carne putrefata é uma parte importante da sua dieta; elas seguem os ursos polares para se banquetearem com os