Alongamento para idosos
Emanuele Saraiva de Carvalho*
Resumo
Este trabalho tem como base a qualidade de vida voltada a todos porém, o foco são os idosos. Alongamento e flexibilidade entre idosos: um bom começo para uma velhice saudável, para que esse processo ocorra de maneira a se adquirir essa saúde, são nas fases anteriores que colocamos em prática ou não o início dessa qualidade física e mental, que desenvolvida de forma correta e equilibrada os resultados a serem adquiridos com o passar do tempo demonstrará o quanto ser uma criança, adolescente e adulto praticante de exercícios, indivíduos ativos o fará ser um idoso muito mais forte, independente e confiante de si mesmo, trazendo um bem estar de forma geral no qual todos saem ganhando: tantos os idosos quanto seus familiares e a sociedade.
Palavras-chaves: Alongamento e flexibilidade. Qualidade de vida. Exercícios. Tempo.
Introdução
A princípio Nahas ao expor suas ideias no livro “ Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo “ cita que: a população em sua maioria não possui o prazer, não valoriza as atividades físicas num todo. Tanto se fala em saúde física e mental porém, pouco se é desenvolvido e instituído na sociedade, formando assim, pessoas de toda faixa etária inativas e a partir dessa falta de desinteresse, futuramente os mais afetados serão tantos os jovens quanto principalmente os idosos se não mudarem os seus hábitos. Quem está apto a mudar a visibilidade que se foi padronizada sobre um educador físico é o próprio educador mas as mudanças devem acontecer primeiramente na pessoa em sim, pois trabalhamos com uma pessoa e não somente um corpo.
Ao vincularmos a atividade física com a saúde e a qualidade de vida, possuímos o principal instrumento não só como uma ferramenta prática