Almanaques
Historico
admite-se que a palavra almanaque é proveniente de duas palavras árabes, al manakh, que significa: a conta. Os almanaques, conhecidos em toda antiguidade, com efeito, traziam a conta dos dias, das noites, das estações, dos movimentos da lua, etc.
Segundo Correia e Guerreiro, o primeiro almanaque editado em Portugal data de 1496:Almanach Perpetuum de Abraão Zacuto.Fornecia tábuas logarítmicas e outras indicações com respeito ao curso do sol para cada dia do ano.
Atualmente os almanaques englobam outras informações específicas a vários campos do conhecimento, com atualizações periódicas.
Em Portugal surge, em 1899 , o Almanach Bertrand, muito popular no seu país, como no Brasil, no início do século XX , sendo publicado até 1969. Em 1956 foi edidado o primeiro número do Almanaque Português de Fotografia.
Actualmente, o Almanaque Borda d'Água é o mais vendido em Portugal, tendo surgido em 1929.1
No Brasil, o Lunário Perpétuo foi o livro mais lido no nordeste durante o período colonial,2 e um dos almanaques mais conhecidos é oAlmanaque do Pensamento, editado desde 1912.
Importância
A importância dos almanaques no curso dos acontecimentos do mundo é inconteste. Para que não pareça megalomania, note:
• Durante a Revolução Francesa (1789-1799), debates ideológicos eram travados nas páginas do Almanach Républicain (Almanaque Republicano), uma das únicas publicações que conseguiam ser mascateadas em meio ao caos da França revolucionária.
• Nos Estados Unidos, o Anti-Slaveric Almanac (Almanaque Anti-Escravidão), de 1838, era usado como meio difusor das ideias abolicionistas.
• Descobertas e invenções da Revolução Industrial foram divulgadas por meio dos almanaques.—
Almanaques no Brasil
o Almanaque Granado (RJ),
Almanaque Biotônico Fontoura (SP),
Almanaque Iza (RS)
Almanaque Renascim Sadol (SC
Almanaque Brasil
Almanaque