Alinhamento de eixos
Traduzido por Julio Nascif Xavier - Tecém Tecnologia Empresarial.
Introdução
As perguntas mais freqüentes formuladas por gerentes, engenheiros, supervisores, contratantes, profissionais da área, referentes ao alinhamento (ou desalinhamento) de eixos e sua importância na manutenção industrial de máquinas rotativas são discutidas a seguir. O que é, exatamente, alinhamento de eixos?
Em termos bastante simples, desalinhamento de eixos ocorre quando as linhas de centro dos eixos de rotação de duas (ou mais) máquinas não estão em linha um com o outro. Por mais simples que isso possa parecer existe uma considerável confusão que é feita pelas pessoas que estão justamente iniciando o estudo dessa matéria, quando tentam definir precisamente a quantidade de desalinhamento que pode existir entre dois eixos ligados por acoplamentos rígidos ou flexíveis.
Qual a precisão que um alinhamento deve ter?
Como você mede o desalinhamento quando existem tantos tipos diferentes de projetos de acoplamentos?
Onde o desalinhamento deve ser medido?
O desalinhamento é medido em... mils, graus, milímetros de “ofsete”, arcosegundos, radianos?
Quando o alinhamento deve ser medido... Quando as máquinas estão paradas ou quando elas estão rodando?
Em termos mais precisos, o desalinhamento de eixos é o desvio da posição relativa do eixo de um eixo colinear de rotação medida nos pontos de transmissão de força (ou potência) quando o equipamento está rodando nas condições normais de operação. Para entender melhor esta definição, vamos dissecá-la em partes de modo a ilustrar claramente o que está envolvido. O desvio relativo à posição do eixo é calculado pela medida da diferença entre a linha de centro atual de rotação de um eixo e a linha de centro de rotação projetada do outro eixo.
Figura 1 Condição típica de desalinhamento
Mostra uma situação típica de